segunda-feira, setembro 08, 2008

sério: O(s) GRITO(s) Nº 17 - Poema de 1 Escravo. poem of a slave

. j.a.m. /técnica-mista .


Cem Título(s)

"eterna vigilância é o preço da Liberdade"
T.J.

recadinho: "a quem me espreitas desses lados onde?..."

(d. n. : 13 de Maio !)

quarta-feira, setembro 03, 2008

series: Tips (série: Dikas)


"Como reagir perante pessoas antipáticas ou que nos odeiam?

A resposta fundamental a esse problema frequente é usarmos o antagonismo de que somos vítimas como uma ocasião oportuna para voltarmos a nossa atenção para Dentro do nosso corpo. Dessa forma, estaremos a elevar-nos acima da situação, não nos atormentando com as forças hostis que são lançadas contra nós.

Essa calma que precisamos urgentemente de conhecer não é de forma alguma semelhante à tensão a que nos submetemos para não reagir.

Essa calma é um aspecto muito agradável da nossa essência inata."


(texto adaptado. G.G.)


....................................................................................

"How to stay ahead of people antipáticas or that we hate?

The answer to this fundamental problem is frequent use of the antagonism that we are victims as a timely occasion for us interiorizarmos, that is, to return our attention to within our body. Thus, we are bringing us above the situation, leaving in torment because of hostile forces that are launched against us.

So we started to bear the unpleasant things, to see them as tests, which the Cosmo sends us with some frequency, to learn to enlarge the internally, keeping the calm in any circumstance.

That calm knowing that we need urgently is not in any way similar to the tension that we have surrendered to not react.

Indeed, this calm is a very pleasant essence of our innate."


(text adapted. G.G.)





terça-feira, setembro 02, 2008

Oswaldo Montenegro (VAMOS CELEBRAR !)

Kom Ke Então 1 Chip, para TODOS? (será de borla, ou)

O nosso Sr. Presidente Aníbal Cacaco Silva, presidente
de
TODOS
os portugueses,
promulgou a Lei que autoriza a
INSTALAÇÃO
de chips electrónicos nas matrículas dos automóveis.
E pronto. Teve esse direito. Concerteza
&
cem kuaisquer dúvidas.

- Obviamente, eu estava à espera que me tivessem pedido a minha opinião, como cidadão automobilista, quando calha. Creio, até que o fizeram via email, o que é habitual nos dias que corrrrem, enquanto estive de férias (aí desligo-me destas máquinas e de todas as outras) e então assim tenho de admitir a minha gravosa falta na situação em causa, desde já assumida e com as dividas deskulpas aos portugueses automobilistas, que me perdoem, p.f.

Série: O(s) GRITO(s) Nº 17 - O PATARATA Kontraditório

MAS esta "coisa" faz-me LEMBRAR o quê?



Ali & aqui & além lá andam "eles" na louca faina
dos egos contra os egos
e
o epicentro daquilo é apenas "isto":
DINHEIRO
Prestígios & Famas.
(...)

segunda-feira, setembro 01, 2008

plus rien ne m'étonne - tiken jah fakoly -


hoje acordei bem comigo & a vida

hoje levantei-me bem comigo & a vida, comi manga e cana de açucar que o meu quintal me ofereceu com um sorriso de sol já esclarecido nas coisas da vida . Também bebo água logo nas aberturas do dia e é água fresca e muito leve aqui do meu lugar que vem dos lados do convento de São Francisco, do séc. 16 ou 17, qual a diferença?
Nesta varanda virada para a Sidádi Vêlha, com o mar ao fundo de onde me acolhem imagens & imagens sem fim e um barulho de ondas fortemente brancas contra as pedras negras da praia, onde todos os dias - graças a dEUS - me banho até ver o círculo cheio de luz e cores e vice-versos e tudo aquilo a tombar "docement" até + não , porque já é demasiado para um ser humano só e são horas de ir jantar.
Acabei agora de regar as minhas plantas, saudar as flores que me ajudam tácitamente a ser feliz, tocar ao de leve as folhas da palmeira aqui ao lado, são pequenos gestos aparentemente distraídos entre pessoas que já são amigas.
A minha amiga borboleta, que me visitou logo no 1º dia, volta todos os santos dias, enquanto estou acordar-me nestas pequenas tarefas. Ontem, ou 1 dia destes, veio poisar na minha mão esquerda, mas só ao fim do coração da manga bem chupada, pois para quem nunca esteve nestas bandas africanas, talvez ainda não saiba que as mangas não se comem propriamente, depois das primeiras dentadas na casca esverdeada, chupam-se demoradamente até à última gota de sumo cor da respectiva manga.
Ah! eu e a minha amiga borboleta, 2 pétalas brancas, uma de cada lado, onde pontuam vários círculos negros distribuidos à toa, falámos abertamente dentro dos nossos silêncios amadurecidos. Depois disse-me que ia vadiar pela mata estar com outros amigos e foi-se, feliz desclaradamente, remando as suas muitas asas frágeis ao sabor das curvas da aragem e, pronto,,,,,,,
Voltei ajustar a tanga à cintura (um dia destes tenho que arranjar uma tanga a sério, talvez de pano de terra, logo se vê), incendiei 1 cigarro, pernas desleichadamente entregues à varanda que até é azul , costas contra o mundo dos "makakóides" e quejantes...
Mar e mar,
há ir & regressar.

(Sidáde Vêlha. Cabo Verde. Agosto.2008)