terça-feira, setembro 25, 2007

O SONO COMPLETO

Na substância do sono. Quando os astros
são letras incendiadas no chão da memória
e apenas um poema se ergue sózinho
espalhando símbolos, despertos sinais do corpo
SEI a maravilhosa fábula do sono
o lugar mais acordado e sagrado
sobre a experiência dividida do Mundo.


(o sono tem uma atmosfera incontida
vibra e rompe em cada palavra
os sangues mais singulares das noites)


Perguntam-me se sou eterno, quando me basta
o tranquilo sono habitado por este sonho
inexplicável: a Vida.
As verdades intuidas vagabundas e por detrás
as cortinas transparentes só de um lado.


Não me tragam mais milagres
porque o único milagre, é sermos e não sermos
nocturnos a cada momento
como se o mundo dormisse na promessa
de um sono completo e fugaz
e nós inocentes faroleiros
dessa escuridão
vinda de nós.


Na embriaguês dos sonos, olho longamente
o mar profundo das minhas buscas.
O rosto transformado pela água quase pura
transformando a água num vinho
precioso, transbordante.


Extraordinário sentir-me unido por metades
em esfera: O Sol, a Água, a Terra e o Ar sobrenatural
nos infindáveis espaços comunicantes.
Todas as faces do sono fendidas
nos acordados eixos da criação.



( in, "O TRIÂNGULO DE OURO". Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.1988)

Sem comentários: