quinta-feira, setembro 06, 2007

Secção : O(s) GRITO(s) Nº7 : O Meu Irmão-Gêmeo é Professor, Coitado

O meu irmão-gémeo, é professor. Coitado. Anda arrrrrazzzado de todo,
já há uns bons-Maus tempos para cá.
E então quando chega a casa, só às vezes, ainda tem fôlego para desabafar comigo, e contar-me coisas & loisas "daquilo" a que chamam escolas..
O rapaz é + velho do que eu (nasceu 1º), mas há quem diga que parece meu pai...
En fim
(Passo ao assunto que me trouxe aqui, expondo-o já quase:
Trata-se de uma notícia de um jornal de referência na nossa praça, e eu
( o irmão-gêmeo de um professor-coitado-dele-e-dos-outros-como-ele)
apenas destaquei visualmente X palavras do discurso publicado, assim
sem qualquer género de pudor).
Sem + demoras (por hoje..), e adiante com a conclusão, pergunto-me:
Mas..aqueles ali em baixo, estão a falar da produção de sabonetes, de campos de golfe, redução do défice, ou "aquilo", nesta linha de montagem são ?
PESSOAS, isto é crianças e jovens, isto é: Pessoas que têm pais-Pessoas, irmãos-Pessoas, parentes-Pessoas, amigos-Pessoas e professores-Pessoas, etc.
- AONDE É QUE ESTA POUCA VERGONHA, DA FALTA DE RESPEITO, PARA COM AS PESSOAS, já chegou?
(Passemos à notícia, própriamente dita:)

"Ministra situa abandono escolar nos 36 por cento

06.09.2007, Sandra Silva Costa

Três por cento. Este é um dos números do contentamento da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e refere-se à descida da taxa do abandono escolar. Ainda há 36,3 por cento de alunos que deixam a escola antes de terminarem o ensino secundário, mas esta cifra, registada nos primeiros meses deste ano, fica abaixo da contabilizada no ano lectivo anterior. O próximo objectivo é este: até 2010, fazer descer a fasquia pelo menos até aos 30 por cento."Os dados do segundo trimestre de 2007 reflectem os resultados escolares de 2006 e aí a melhoria é de três por cento, baixando o abandono escolar para 36,3 por cento, o que é muito significativo",
afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, em entrevista à TVI. Os dados relativos a 2003, 2004 e 2005, disse ainda Lurdes Rodrigues, situaram o abandono na casa dos 40 por cento, o que faz a ministra considerar que "o ritmo da recuperação é surpreendente e muito melhor" do que aquilo que o Ministério da Educação esperava. Até 2010, a tutela espera conseguir que o abandono se situe nos 30 por cento.Como se alcança este objectivo? Responde agora Rui Nunes, assessor de imprensa da ministra: "Dando mais apoios a mais alunos, de forma a retê-los no sistema." Estes apoios, concretizou Rui Nunes, passam sobretudo pelo alargamento da oferta de cursos de educação e formação e profissionais, que têm, ao longo dos últimos anos, atraído cada vez mais alunos. "As estatísticas mostram que o aumento da população estudantil no último ano deveu-se a uma expansão brutal no ensino profissional e é aqui que o ministério vai continuar a apostar", explicou. No ano lectivo 2005/06, estavam matriculados no ensino secundário 326.182 alunos; um ano depois, eram 337.446. Nos cursos de nível 3 do ensino profissional a evolução foi esta: de 33.341 para 44.466 em 2006/07. "A ideia é fazer com que mais pessoas regressem à escola através deste nível de ensino, que é o que mais qualifica para o mercado de trabalho", disse ainda Rui Nunes, antes de sublinhar que é ao nível do ensino secundário que se coloca o problema do abandono. "Até ao 9.º ano, as taxas de abandono são residuais, situando-se na casa do 1,5 a dois por cento."Para além do aumento da oferta de cursos de ensino profissional, a aposta da tutela para travar o abandono reside também no reforço da acção social escolar. (…)
A ministra Lurdes Rodrigues entende que o ritmo da recuperação do abandono é "surpreendente" . "


(TEXTO RE TIRADO DO JORNAL “PÚBLICO”,com o devido respeito pelo jornal e pela jornalista Sandra Silva Costa, criadora deste artigo.
Os negritos e os sublinhados, são da responsabilidade do autor do blog.)


Sem comentários: